5 tratamentos naturais para clarear manchas escuras nas axilas

Axilas escuras é um grande incomodo, confira como prevenir e clarear as manchas nesta região.

Manchas escuras em qualquer região da pele são um verdadeiro incomodo! As manchas podem ter várias origens, sendo causadas por exposição ao sol, envelhecimento, melasma e depilação. Normalmente, mulheres se incomodam muito com manchas escuras na região intima e nas axilas.

Neste caso, as manchas surgem na pele, devido uma inflamação, estimulada pela produção de melanina, o que ocorre, é que a pele acaba ficando mais rígida e escurece. Todas as pessoas estão sujeitas a desenvolver este problema, porém, é mais comum ocorrer em pessoas de pele morena, ou pessoas diagnosticadas com pré-diabetes e diabetes, que são doenças metabólicas, ou devido a uma reação alérgica.

Como evitar manchas escuras e clarear a pele

Para diminuir os efeitos destas manchas que causam tantos incômodos, é preciso diminuir o atrito na região afetada. Deixar as regiões com manchas bem arejadas e evitar fazer depilação com cera, pois este tipo de procedimento pode causar inflamação no local, o que causa escurecimento. Caso não tenha como evitar a depilação, use produtos específicos para acalmar e reparar a pele.

Alguns tratamentos são eficazes nos tratamentos de manchas, é importante consultar com um dermatologista para que o profissional indique o melhor tipo de tratamento para clarear a sua pele, de acordo com o grau de hiperpigmentação, do seu tom de pele, do tipo de mancha, tempo e a causa das mesmas.

O tratamento pode variar desde a uso de produtos clareadores, até aplicação de peelings e lasers. Produtos como hidroquinona, hidroxiácidos, são conhecidos para esta finalidade, outra boa opção, são produtos à base de vitamina C, que possuem em sua composição agentes clareadores, entre outros.

Alguns tratamentos caseiros, também são eficazes para diminuir e prevenir as manchas escuras nas axilas, neste artigo, você vai aprender 5 maneiras naturais de combater este incomodo.

1. Bicarbonato de sódio

Clareamento de axilas Como evitar e tratamentos caseiros

O bicarbonato de sódio, é utilizado para esfoliar a pele, isto faz com que a camada superficial seja eliminada e amenize as manchas escuras do local.

Pasta de bicarbonato

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

20ml de leite de rosas

Misture os ingredientes e aplique nas axilas fazendo movimentos delicados para não agredir a pele. Deixe agir por 15 minutos e enxague com água morna. Em seguida passe um creme hidratante. Recomenda-se repetir o procedimento duas vezes por semana.

2. Aveia

Beleza da Terra Farinha de Aveia 500g - Space Green

Para este procedimento, além da aveia usaremos outros produtos que ajudaram a promover a esfoliação da pele, removendo a camada superficial e usaremos um ingrediente que contém ácido lático que será responsável por clarear a pele naturalmente.

Pasta com aveia

1 colher de sopa de fubá

1 colher de sopa de farinha de aveia

1 colher de sopa de leite em pó

30ml de leite

Misture os ingredientes para formar uma pasta. Durante o banho, passe a pasta nas axilas, fazendo movimentos delicados. Deixe agir por alguns minutos e enxague. Após secar a região, aplique uma camada de Hipoglós ou Dexpantenol.

3. Pasta de argila branca

Clareamento de axilas Como evitar e tratamentos caseiros

A argila branca é super indicada para peles sensíveis, os benefícios vão desde a auxiliar nas manchas e cicatrizes, clarear e até reduzir a oleosidade da pele

Pasta de argila branca

1 colher de sopa de argila branca

2 colheres de água

3 gotas de óleo essencial de laranja

Misture para formar uma pasta. Aplique delicadamente na região afetada e deixe agir por 15 minutos. Enxague.

4. Água de arroz

Clareamento de axilas Como evitar e tratamentos caseiros

Na água do arroz encontramos ácido kójico, eficaz contra manchas.

Você vai precisar de:

1 xícara de chá de arroz

250ml de água filtrada

Coloque o arroz de molho na água e deixe descansar por 12 horas. Após este tempo, está pronto para o uso. Lave as axilas e aplique a água de arroz com um algodão, deixando secar naturalmente. Recomenda-se aplicar a água de manhã e à noite. A água tem durabilidade de dois dias.

5. Óleo de babosa

Clareamento de axilas Como evitar e tratamentos caseiros

A babosa é muito conhecida devido ao aloe vera, utilizado em diversos produtos para tratamentos de beleza. O gel encontrado na planta também pode ser eficaz para combater manchas escuras.

Basta retirar o gel de uma folha de babosa e aplicar no local a ser clareado. Deixe agir por 15 minutos e enxague.

É importante destacar, que você não deve utilizar nenhuma receita a base de limão, pois, ele contém agentes que podem irritar a pele e causar manchas ainda piores. Recomenda-se também não fazer uso de roupas muito justas, que podem provocar maior transpiração. Evite também usar desodorantes ou produtos com álcool. Lembrando que todas as dicas e receitas não substituem uma opinião médica.

 

Escrito por Luh Me

Colunista de notícias, dedicada a Tv e famosos, notícias, entretenimento, saúde, receitas culinárias e curiosidades.