Doença diagnosticada no coração de Galvão Bueno pode matar e atinge muita gente

A doença arterial coronariana (DAC) pode matar, segundo o Hospital Albert Einstein, mas há como preveni-la.

Já sabemos que o narrador Galvão Bueno não pôde narrar o final da Libertadores porque ele teve que passar pelo procedimento de uma desobstrução na artéria, o que infelizmente é bastante comum na atualidade.

Mas, quais as causas e como podemos evitar a doença arterial coronariana? As informações abaixo são do site do Hospital Albert Einstein (Sociedade Beneficente Israelita Brasileira)

O que é

A doença das coronarianas acontece quando há obstrução da passagem de sangue que irrigam o músculo do coração, fazendo com que haja mal funcionamento que pode até resultar em parada cardíaca e, consequentemente a morte.

O que obstrui essas artérias e impede a passagem do sangue são placas de gorduras. Isso é o que se chama de arteriosclerose.

A má irrigação sanguínea no músculo cardíaco (coração) é chamada de isquemia miocárdica e pode ou não ser temporária.

Sintomas

A dor no peito é um dos sintomas, mas é importante dizer que dor no peito também é sintomas de outras coisas, como por exemplo, acúmulo de gases; portanto é importante verificar o local onde dói no peito, se irradia para as costas e em caso de dúvidas, ir ao Pronto Atendimento para a realização de exames e auxílio médico.

A dor localiza-se na maior parte das vezes no tórax e dá a sensação de queimação, aperto e pressão.

Tratamento

Há dois tipos e a escolha de ambos os tratamentos vai depender da gravidade da doença. Apenas o médico pode dizer exatamente qual é o melhor tratamento.

Uma das formas de tratamento é a medicamentosa e a outra é a que se submeteu Galvão Bueno, o cateterismo onde se insere um cateter na virilha que vai até o coração desobstruindo a veia/vaso para a passagem de sangue. É comum a colocada de stents, que ajudam a alargar as paredes do vaso para a liberação do fluxo sanguineo

Prevenção

Evitar o sedentarismo através de exercícios físicos, alimentar-se corretamente evitando a gordura em excesso é fundamental para o bom funcionamento do coração. Não abusar do sal para evitar hipertensão e deixar de fumar e beber também ajudam a prevenir as doenças coronarianas.

Na dúvida, não se auto medique! Procure imediatamente o hospital e, consequentemente, orientações médicas.

 

Escrito por Telma Myrbach

Colunista de notícias e fatos sobre famosos, entretenimento e o que se relaciona à mulher e seus direitos e deveres, bem como maternidade