Dor no nervo ciático: receitas caseiras simples para dizer adeus à dor para sempre

Alivie as dores com ingredientes naturais em compressas, pomadas e outras receitas caseiras.

Ninguém gosta de sentir dor, ainda mais quando os incômodos insistem em não passar. Claro que, em casos assim, o acompanhamento de um profissional especializado é essencial para descobrir as causas das manifestações e indicar o tratamento ideal para solucionar ou pelo menos amenizar o problema.

Porém, quando o caso não é de alta gravidade e não oferece riscos à saúde, existem alternativas simples para controlar as dores e que podem ser feitas em casa. Com os ingredientes certos, é possível criar produtos que auxiliam na redução de diferentes sintomas.

 “Há vários produtos naturais com os quais se prepara pomadas e cremes que aliviam diversas condições de saúde”, afirma o médico especialista em acupuntura e homeopatia Roberto Debski.

O especialista menciona, por exemplo, a arnica. Planta muito conhecida no país por seus efeitos medicinais, é indicada tanto para uso externo quanto interno. Isso porque a erva é capaz de auxiliar no processo de recuperação de diversas funções do corpo, como alívio de dores e no processo de cicatrização.

A pimenta também é um ingrediente muito benéfico à saúde. “As pimentas facilitam a digestão, aliviam dores e aceleram o metabolismo, sendo essa propriedade responsável por auxiliar nos tratamentos para diversas dores”, explica. Roberto.

Confira a seguir algumas receitas com esses e outros ingredientes naturais que podem ajudar a aliviar as dores nas costas e em outras regiões do corpo.

LOÇÃO DE PIMENTA

Ingredientes

• 1 copo (250ml) de azeite

• 1/2 colher (chá) de pimenta chile ou pimenta caiena em pó

Modo de preparo

Leve o azeite ao fogo médio e esquente até amornar. Retire do fogo e reserve. Em seguida, polvilhe a pimenta no azeite e misture um pouco. Utilizando luvas de borracha, aplique sobre a região dolorida e massageie suavemente. Enxágue bem quando terminar.

 

LOÇÃO DE ARNICA

Ingredientes

• 1 copo (250ml) de água fervente

• 1 colher (chá) de flores de arnica

Modo de preparo

Coloque as flores de arnica na água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Depois, coe para retirar os resíduos. Com a loção ainda morna, aplique sobre a região lombar e massageie levemente.

Escrito por Telma Myrbach

Colunista de notícias e fatos sobre famosos, entretenimento e o que se relaciona à mulher e seus direitos e deveres, bem como maternidade