Estômago inchado após comer? Veja as possíveis razões

Essa é uma queixa comum e as razões podem ser diversas.

Você tem se sentido estufado, com a barriga inchada após comer algo? Isso tem acontecido com frequência e você tem que “lutar” para as roupas fecharem na região estomacal? Muitos já devem ter tido essa experiência em algum ponto da vida.

O inchaço é, com frequência, um sinal de que seu corpo está se esforçando para fazer digestão e isso pode ser causado por uma variedade de fatores, não necessariamente relacionados com sua dieta.

Então, o que você pode fazer ou quais gatilhos desencadeiam a reação que tá tão incômoda? A gastroenterologista Dr. Ayesha Akbar compartilhou as causas mais comuns da barriga inchada:

1. Desdratação

I inchaço pode ocorrer como cauda da desidratação. Beber muita água pode resolver completamente o problema. Procure notar se você bebe menos de 2 litros ao dia e desenvolva a prática de consumir esse mínimo.

 

2. Doença Inflamatória Intestinal

Essa é uma doença relativamente comum que consiste na Doença de Crohn ou colite ulcerosa é uma doença crónica que causa inflamação e úlceras no cólon e no reto. Os maiores sintomas dessa doença incluem diarreia, sangue nas fezes, cólicas e perda de peso.

A maior causa do inchaço, no tocante a essa doença é o gás que fica retiro no trato digestivo.

 

3. Síndrome do intestino irritável

Diferentemente da doença citada acima, nessa não há inflamação. Nosso trato digestivo é feito de um intrincado sistema de nervos e essa síndrome aparece quando há falta de coordenação entre esses nervos, impedindo que o intestino trabalhe corretamente.

 

4. Constipação

Essa é uma das causas mais comuns do inchaço na barriga. As causas da constipação podem ser:

  • ingerir poucas fibras
  • não beber água o suficiente
  • sedentarismo (falta de exercício físico)
  • efeito colateral de algumas medicações
  • estresse

5. Mudanças hormonais

A TPM (Tesão Pré Menstrual) também pode ocasionar em estômago dilatado. Isso pode acontecer durante ou depois do ciclo menstrual e as causas são os padrões normais e hormonais que seguem o ciclo menstrual.

 

6. Alergia a algum tipo de comida ou intolerância

Muitas pessoas não toleram a lactose ou o glúten, por exemplo e isso causa a reação de retenção de gases na barriga e cólicas frequentes. Algumas comidas também pode causar inchaço, devido à intolerância, são o caso da maçã e do abacate, dentre outras.

 

7. Falta de dormir o suficiente

Essa prática, que infelizmente muitos enfrentam por diferentes motivos, faz com que o cortisol seja liberado e muitos problemas no corpo sejam causados, dentre eles o inchaço.

 

8. Comer muito rápido

A ingestão de ar quando se come muito rápido é grande e esse ar fica todo preso no trato intestinal, impedindo uma boa digestão e causando o inchaço.

 

9. Estresse

O estresse (stress da Língua Inglesa) também fazem os nervos que irrigam o trato intestinal mudar e trabalhar menos, o que pode causar peso no estômago e consequentemente o inchaço.

 

 

 

Escrito por Telma Myrbach

Colunista de notícias e fatos sobre famosos, entretenimento e o que se relaciona à mulher e seus direitos e deveres, bem como maternidade