Faça e venda: 12 dicas para fazer bolos perfeitos e vender

Dicas maravilhosas para você sair da crise fazendo bolos caseiros deliciosos, para venda.

Apesar da tradição dos bolos caseiros, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de preparar uma receita de bolo. Para que isso não aconteça novamente, conversamos com a confeiteira Márcia Valéria Cabianca Barbosa, que nos deu dicas superúteis. Confira!

Dicas

1) Antes de iniciar qualquer receita, faça o mise in place, ou seja, deixe todos os ingredientes necessários separados nas quantidades em que serão utilizados. É essencial seguir rigorosamente o modo de preparo para que o resultado seja exatamente o esperado.

2) Quebre os ovos em um recipiente à parte e só depois agregue-os à receita. Desta forma, você evita o desperdício, caso algum deles esteja estragado. Para saber se o ovo está fresco, coloque-o em um copo com água. Se ele afundar, pode ser utilizado normalmente, mas, se boiar, deve ser jogado fora.

3) A profissional aconselha que o fundo das fôrmas sejam untados com manteiga. Em seguida, coloque papel-manteiga por cima e também unte-o com manteiga e farinha. Isso evita que o bolo grude.

4) Para saber se o fermento em pó está ativo, ou seja, se fará sua massa crescer, dentro de um copo com água bem quente, coloque 1 colher (chá) do fermento. Se borbulhar, é porque ele está bom para o uso. Outra sugestão é adicioná-lo por último na receita, para que ele não comece a agir antes da hora e interfira na qualidade do seu produto.

5) O mais indicado na confeitaria são as fôrmas de inox ou alumínio. Além do bom custo-benefício, você consegue encontrar diversos formatos e tamanhos.

6) Peneire os ingredientes secos, como farinha, açúcar e fermento, por exemplo, antes de utilizá-los. Desta forma, você evita a formação de grumos que podem interferir no crescimento do bolo.

7) Sempre confira se a receita pede que o forno esteja preaquecido. Caso seja preciso, aqueça-o por 10 minutos, em temperatura média, antes de levar o bolo ao forno. “Eu, por exemplo, ensino para as minhas alunas que a massa de pão de ló deve ser colocada no forno sem a necessidade de pré-aquecer”, conta Márcia.

8) Nunca abra o forno nos 20 minutos iniciais do cozimento, para que não interfira no crescimento do bolo.

9) Para saber se o quitute já está assado, faça o velho truque da vovó. Insira um palito no centro do bolo e observe como ele sai. Caso esteja sem nenhum resquício de massa crua, sua receita está pronta!

10) Utilize a batedeira para os bolos com massas mais densas e que levem claras em neve, como, por exemplo, o pão de ló. Esse utensílio ajuda a deixar o seu quitute mais fofinho e aerado.

11) Os bolos que podem ser batidos no liquidificador são os de massas mais líquidas, como o de cenoura ou bom-bocado. Neste caso, na maioria das vezes, os ingredientes são colocados de uma só vez.

12) O ideal é os ingredientes líquidos, como leite, por exemplo, estejam em temperatura ambiente antes de serem adicionados à massa do bolo. Porém, fique atenta ao que é solicitado na receita, pois eles também podem ser utilizados gelados ou mornos.

 

Escrito por Telma Myrbach

Colunista de notícias e fatos sobre famosos, entretenimento e o que se relaciona à mulher e seus direitos e deveres, bem como maternidade