Governo define salário mínimo para 2020 e será menor do que o previsto

Governo brasileiro define o valor do salário para 2020.

Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, começou circular nas redes sociais dando conta de que foi definido o valor do novo salário minimo, mas a noticia não agradou!

Ao acessar sua rede social, o  trabalhador brasileiro deu de cara com a notícia acerca do novo salário mínimo para os recebimentos a partir de Janeiro de 2020.

As projeções foram divulgadas pelo governo federal dão conta de que o salario do trabalhador brasileiro que está firmado em R$ 998,00 em 2018, será reajustado para  R$ 1.030.00.

O valor foi determinado por conta de uma previsão menor de inflação, a qual é medida pelo INPC- Índice Nacional de Preços ao Consumidor,  apurado pelo órgão do  IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e estatística.

A previsão oficial do governo caiu de 4,02% para 3,26%, em um documento divulgado há duas semanas. Com isso, também caiu a previsão de aumento do piso nacional.

Sendo assim, mais de 45 milhões de brasileiros, receberão 32,00 de reajuste de salário mensal, nem precisa dizer que a notícia não agradou a população brasileira, que batalha dia a dia, para receber esse montante ao final de 30 dias de serviços prestados.

O governo decidiu aplicar apenas a correção pela inflação para o salário.

De acordo ainda com os informantes, realmente não haverá, portanto, ganho real.

Isso por conta de algumas mudanças, pois até o ano passado existia a politica da valorização do salário minimo, pois o montante era reajustado pelo INPC mais a variação do PIB-  Produto Interno Bruto, de 2 anos antes, garantindo ganho acima da variação do custo de vida, quando a economia cresce.

Mas infelizmente a fórmula da soma dos índices com o PIB, durou só até esse ano (2019), data de sua validade, ou seja, chegando em 2019, o governo poderia escolher manter ou interromper a regra da valorização do salário minimo e então a regra foi interrompida.

 

Escrito por Redatora Rn

Escritora desde 2012, antenada nas redes sociais, por dentro das novidades. Sempre estudando e buscando o melhor para transmitir nas mídias.