Homem doa sangue há 16 anos, após irmão sofrer acidente grave

Ele vem salvando vidas há 16 anos.

Esta é uma história que mostra o quanto o ser humano pode ser generoso e se dispor a ajudar ao próximo. Ao ver seu irmão entre a vida e a morte, Wilson Rodrigues dos Santos, de 42 anos, tomou como uma das missões de sua vida, doar sangue.

De acordo com o portal de notícias online, ‘Último Segundo’, há 16 anos, o irmão de Wilson sofreu um acidente grave e teve a perna esquerda amputada. Naquela ocasião foi muito difícil encontrar doadores de sangue compatíveis para seu irmão; saiba mais.

Homem doa sangue há 16 anos, após irmão sofrer acidente grave

Seu irmão precisava com urgência de sangue tipo O-, um tipo raro difícil de ser encontrado, diante de tamanha dificuldade, Wilson temeu perder seu ente querido e descobriu que o número de doadores na maioria das vezes é insuficiente e que centenas de pacientes correm o risco de perder a vida.

Foi então que Wilson decidiu colocar a como uma das prioridades de sua vida doar sangue e assim vem fazendo quatro vezes por ano. “Coloque isso como prioridade em minha vida e faço com maior prazer”, enfatizou.

Ele está entre as 16 pessoas a cada mil brasileiros que são doadores de sangue, o que corresponde apenas a 1,6% da população do Brasil. Embora este número pareça pequeno está dentro do que é considerado normal pela Organização Mundial de Saúde, que trabalha com números entre 1% e 3%.

Wilson também se tornou doador de plaquetas e se tornou membro do Clube do Sangue. Os participantes deste clube também se tornaram doadores assíduos, que também doam sangue com a consciência que estão salvando vidas e não por obrigação. “Saber que tem alguém respirando e vivendo a vida plenamente com a nossa atitude é maravilhoso”, afirmou Wilson.

Apesar do Brasil estar dentro da média de doadores da OMS, em algumas épocas do ano o estoque de sangue cai para níveis críticos colocando em risco a vida de milhares de pessoas.

 

Escrito por Fabí Batista Stos

Trabalho há 11 anos como colunista de notícias, especializada em TV e Famosos, curiosidades, relacionamento, culinária, entretenimento, lazer, saúde e universo feminino.