Lavar as Mãos ou Álcool em Gel?

Vanessa Sardinha dos Santos comenta que as duas formas de higienização são válidas, mas em caso de mãos sujas, somente lavando com água e sabão para estarem limpas e não apenas desinfetadas, como fazem com o álcool 70%

Lavar as Mãos ou Álcool em Gel?

Vanessa Sardinha dos Santos comenta que as duas formas de higienização são válidas, mas em caso de mãos sujas, somente lavando com água e sabão para estarem limpas e não apenas desinfetadas, como fazem com o álcool 70%

Quando se trata de higienizar e desinfetar, o álcool em gel torna-se o protagonista. Pessoas têm criado o hábito de ter sempre o produto por perto, quando há necessidade de breve limpeza e desinfecção das mãos. Mas, será que o álcool em gel se iguala a uma boa água e sabão debaixo da torneira?

Água e Sabão ou Álcool em Gel

Pessoas se perguntam se tudo se iguala, mas, o álcool em gel é bom para desinfetar as mãos, matar vírus e evitar contágios, como a gripe, por exemplo. Mas, nada substitui uma boa lavada nas mãos, pois água e sabão são os únicos que limpam as mãos sujas, não podendo ser feito com o álcool.

O álcool tem a função de diminuir os microrganismos das mãos, sendo importante aliado à evitar doenças, mas lavar bem as mãos com água e sabão, além de cumprir essa função, removem aquela sujeira visível, onde o álcool somente desinfeta.

O álcool somente substitui lavar as mãos, quando elas não estiverem SUJAS, apenas desinfetando.

Devemos ficar atentos quanto ao tipo de álcool, pois nem todos têm uma eficiência quanto à desinfecção. Para redução de vírus e bactéria, a concentração do álcool tem que ser de 70%. Em menor percentual, não se torna eficaz e, acima de 90% pode causar irritações.

Cautela ao utilizar o álcool em gel

Ao comprar o produto, o consumidor deve estar atento à data de validade, avaliar o estado da embalagem, lacre e se o rótulo do produto está legível, tais como informações sobre o mesmo, registro e modo de usar. Álcool em gel é indicado para limpar mãos e braços, mas para limpar móveis e superfícies, deve-se utilizar a forma líquida do produto. Para desinfecção das mãos, coloque uma pequena quantidade nas mãos e esfregue até evaporar.

Por que é importante limpar as mãos

Lavar as mãos é a principal forma de prevenir vírus, bactérias e doenças, pois estamos a todo tempo em contato com todo tipo de contágio possível, seja onde tocamos ou em pessoas. Por exemplo, tocar nas mãos, olhos, boca, nariz com as mãos contaminadas, podemos contrair doenças, tais como diarreias, gripe, H1N1, dentre outros.

 

Quando limpar as mãos

Lave as mãos antes e após comer;

Ao sair do banheiro;

Antes e após cozinhar;

Antes de fazer curativos;

Sempre que houver contato com pessoas enfermas;

 

Escrito por News Report

Colunista de notícias, visando levar a informação à leitores diversos, através da internet, mídias sociais, redator de plataforma em diversos assuntos.