Mamma Bruschetta passa por cirurgia para retirar câncer no esôfago

A apresentadora fez postagem muito otimista no Instagram informando que passa bem.

A amada Mamma Bruscheta foi diagnosticada com câncer no esôfago e no dia 17 deste mês, foi retirou o tumor canceroso. A cirurgia foi realizada no hospital Vila Nova Star, que fica na zona sul da cidade de São Paulo.

Em seu Instagram, tranquilizou os fãs e revelou estar bem e cheia de otimismo:

“Estou passando pra avisar que o procedimento cirúrgico foi um sucesso! Agradeço a todos pelas mensagens de carinho e otimismo”

O tumor foi descoberto “por acidente”. Mamma iria passar por uma cirurgia bariátrica e para tanto precisou fazer uma bateria de exames, dentre eles, a endoscopia que é uma técnica onde um tubo bem fininho e flexível é passado pela garganta e vai até o estômago. Esse tubinho tem uma câmera em sua extremidade, que mostra como estão os órgãos do aparelho digestivo da pessoa examinada.

Durante a realização desse exame, segundo a Mamma, identificaram um tumorzinho de apenas 20 milímetros. Ela diz que por ter sido descoberto com tanta rapidez, ela não precisará passar por nenhuma cirurgia mais invasiva, tampouco por quimio ou radioterapia.

Essas são excelentes notícias, não concordam?

Sobre o câncer de esôfago

Quando o câncer está em seu começo, como foi o caso de Mamma Bruscheta, não há sintomas, entretanto, com o passar do tempo pode surgir dores ao engolir, dor torácica , náuseas, vômitos e até a perda do apetite.

Quando a dificuldade de engolir acontece, normalmente já é sinal de estado avançado da doença.

Como prevenir

Eliminar o tabagismo de sua vida, tanto ativo quanto passivo (quando se inala a fumaça de outros fumantes, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, trocar as carnes vermelhas por frutas e vegetais. Manter-se dentro do peso estimado e IMC (Índice de Massa Corporal) compatível com sua idade e restante do corpo, não consumir bebidas excessivamente quentes e evitar o sedentarismo através da prática de exercícios físicos e finalmente: usar camisinha ao ter relações sexuais.

Escrito por Telma Myrbach

Colunista de notícias e fatos sobre famosos, entretenimento e o que se relaciona à mulher e seus direitos e deveres, bem como maternidade