Qual é seu nível de intimidade com Deus?

É você quem escolhe o nível de sua intimidade com Deus

Você já se pegou perguntando por que muitas pessoas parecem alcançar respostas de Deus com mais facilidade? Por vezes tem a impressão de que Deus se esqueceu de você ou prefere outras pessoas a você? Esse é um sentimento bastante humano, uma vez que nós mesmo temos nossas preferencias por afinidade, não é mesmo?

Isso é um engano! Deus não tem favoritos. Diante dEle somos todos iguais, é o que diz Atos 10:34 e podemos ir além: se por um lado amamos as pessoas por esse ou por aquele motivo e deixamos de amar por razões que explicamos, o amor de Deus por nós é incondicional e infinito.

Quando nos sentimos longe de Deus, não é que Ele se afaste de nós. Somos nós que nos afastamos de sua presença. Ele bate em todas as portas, inclusive na sua e na minha, mas a liberdade de abrir a porta ou mantê-la fechada é totalmente individual:

“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:26, NVI)

Entenda os 4 níveis de Intimidade com Deus

No livro de Ezequiel, da Bíblia Sagrada, que é o livro por onde os evangélicos e cristãos se orientam, há a revelação de uma visão que o profeta teve. Essa visão está no capítulo 47. Águas jorravam do templo sagrado e a cada 500 metros ele encontrava níveis diferentes de profundidade de água.

A Bíblia traz a água como a representação do Espírito divino. Com isso podemos fazer uma analogia a nossa vida e a da profecia para identificarmos nosso nível de intimidade com Deus.

Nivel 1: Água na altura do tornozelo

Nesse nível de intimidade, vemos o raso. Nossos pés se mantém presos no chão e a água longe de nossa cabeça, simbolizando pouca intimidade com Deus.

Nivel 2: Água na altura do joelho

Esse é o momento em que buscamos Deus como entusiastas e curiosos. Queremos ver os milagres e nos aproximamos fazendo comparações: quanto mais próspera sua vida, mais você crê em Deus.

Nivel 3: Água na altura da cintura

Nesse momento anda-se com Deus, mas por algumas vezes é como se quiséssemos dar uma ajuda para Ele fazer as coisas como achamos serem corretas. No entanto Deus vê além e por vezes a resposta é completamente oposta a que esperamos.

Nivel 4: Água acima da cabeça

Nesse nível a intimidade com Deus é tão intensa que sua personalidade se mistura completamente à de Cristo, tanto que as pessoas não conseguem mais distinguir o que vem de você e o que é divino, porque tudo se torna um. Você se deixa guiar completamente e sabe que qualquer resposta vem de Deus, portanto mesmo os caminhos mais tortos, conduzem à Ele. Essa amizade que vc desenvolve com Deus diariamente, te deixa a cada dia que passa mais transformado e mais parecido com ele.

Escrito por Telma Myrbach

Colunista de notícias e fatos sobre famosos, entretenimento e o que se relaciona à mulher e seus direitos e deveres, bem como maternidade