Sopa especial para controlar o diabetes; fácil de fazer

Reduza as taxas de açúcar no sangue com ingredientes que auxiliam a saúde do diabético

Para quem é portador do distúrbio, é necessário ter alguns cuidados específicos com a saúde: praticar atividades físicas, tomar a medicação adequada e, é claro, alimentar-se de maneira equilibrada, já que os níveis glicêmicos do sangue têm relação com o que é consumido.

E você sabia que as sopas podem ser ótimas aliadas no quesito alimentação?

“Elas são refeições leves, com baixo teor de gordura e açúcar, ricas em água, fibras, vitaminas e sais minerais. Ou seja, é um alimento ideal para quem procura uma dieta balanceada e que seja fonte de nutrientes, além de ser muito fácil de fazer”, esclarece a nutricionista Juliana Pizzocolo.

Confira, então, alguns dos pratos que levam ingredientes benéficos para auxiliar nessa missão!

Caldo de ervilha com hortelã, gengibre e tofu

Ingredientes:

• Duas colheres de azeite (sopa)

• Uma cebola picada

• Dois dentes de alho amassados

• Uma colher (café) de gengibre picado

• Três xícaras (chá) de ervilha congelada

• Uma xícara (duzentos ml) de água

• Meia xícara (chá) de folhas de hortelã

• Sal e pimenta-do-reino a gosto

• Cubos de tofu e ervilhas para decorar

Modo de preparar

Refogue a cebola e o alho no azeite, por três minutos. Junte o gengibre e refogue por dois minutos. Junte a ervilha e a água. deixe cozinhar por cinco minutos após levantar fervura. deixe amornar e bata no liquidificador com o hortelã. volte ao fogo para aquecer, tempere com sal e pimenta, transfira para cumbucas individuais e decore com tofu e ervilhas. Sirva morninha.

Benefício da ervilha

A ervilha é considerada ótima fonte de proteínas, minerais e fibras, que agem no metabolismo, contribuindo para a captação de glicose nos tecidos e sua redução no sangue.
Uma vez controlada a taxa de glicose, o diabetes vai melhorar. Se a questão é pré-diabetes, a sopa pode reverter a condição de quem faz uso. Para o caso de já diabéticos, ajuda a regular a glicemia, fazendo com que a diabetes fique sob controle.

 

Escrito por Telma Myrbach

Colunista de notícias e fatos sobre famosos, entretenimento e o que se relaciona à mulher e seus direitos e deveres, bem como maternidade