Teste sua inteligência: Você consegue resolver esta conta?

São poucos os que conseguem resolver.

Aqui está um teste de matemática que parece fácil, mas causou bastante polêmica na web por um motivo surpreendente. Você pode tentar resolvê-lo e, em caso afirmativo, de que lado da disputa você está?

Muitas pessoas aprenderam a resolver problemas como esse academicamente, porém podemos cometer o erro de acreditar que não há outra maneira de encontrar uma solução . Por exemplo, nem todos seguimos a mesma lógica para “a ordem das operações” . No entanto, se examinarmos mais de perto esse problema, talvez possamos deduzir a solução mais viável.

Analise o problema de matemática abaixo, encontre sua resposta e continue lendo para entender onde o que gerou o debate.

6²: 2 (3) + 4 =?

Muitos de nós provavelmente tiramos o pó das regras da “ordem das operações”: primeiro as operações entre parênteses , depois as potências , depois a multiplicação e divisão, depois a adição e a subtração. como nos lembra a sigla em inglês “PEMDAS” (Parênteses, Exponentes,  multiplicação, Divisão, Adição e Subtração).

Certamente muitos de nós resolveriam a equação assim:

1: Não há parênteses além daqueles ao redor do 3. Como não há operações entre esses parênteses, vamos começar com a operação exponencial, 6². 6², ou 6 × 6, é igual a 36. A expressão agora é 36 ÷ 2 (3) +4.

2: embora a multiplicação venha antes da divisão em PEMDAS, sua ordem é intercambiável. Se ambos estão na expressão sem interferência entre parênteses ou expoentes, as operações devem ser feitas da esquerda para a direita (NB a relação entre adição e subtração é semelhante à da multiplicação e divisão. Se não houver parênteses para alterar a ordem do operações, então as operações são simplesmente realizadas da esquerda para a direita da equação.) Portanto, a próxima etapa é dividir 36 por 2, que é igual a 18. A expressão agora é 18 (3) + 4.

3: A multiplicação vem antes da adição. Quando um número entre parênteses está próximo a outro sem parênteses, eles são multiplicados juntos. Portanto, 18 (3) = 54, e a expressão agora é 54 + 4.

4: tudo o que resta é adicionar 4 a 54

6²: 2 × 3 + 4 = 58

Usando essa técnica, a resposta final é 58.

Escrito por Juliana Gomes De Souza

Colunista de notícias sobre diversos assuntos. Apaixonada por literatura e a arte da escrita. Escrevo sobre tudo que envolve o mundo do entretenimento, além de falar das principais noticias sobre o dia a dia.