Vídeo de candidata é desclassificada por ajudar idoso durante o Enem, viraliza

Segundo a jovem, a fiscal deu uma orientação errada e negou ter dado, o que gerou a desclassificação da moça

Cecília Gorl, de 20 anos afirma ter sido desclassificada injustamente da prova do Exame Nacional de Ensino Médio, o ENEM, na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

A moça participava do primeiro dia de testes, no último domingo (3). Ela esta a querendo uma vaga par a cursar  Medicina quando subitamente foi expulsa por supostamente passar cola para outra pessoa em teste.

Sentindo-se injustiçada e em lágrimas emocionadas , a moça resolveu gravar um vídeo em frente à Escola Doutor Mário Sperb contando a sua versão do ocorrido.

“A minha sala estava cheia de idosos e um deles não sabia a página da redação. Aí a fiscal da minha turma pediu para eu falar uma informação para o homem e eu fui desclassificada do Enem por causa de uma coisa que me mandaram fazer”.

Cecília disse que a fiscal não poderia tirar nenhuma dúvida do homem, por não ter acesso à prova. A moça chamou a fiscal e informou a página onde estava a dúvida do idoso esperando que, dessa forma, ela conversasse com o homem. A fiscal por sua vez pediu que ela .o orientasse quando fosse ao banheiro. Foi exatamente o que Cecilia fez, entretanto  uma outra fiscal a viu conversando com o colega e elas foi imediatamente desclassificada por “passar cola”.

A moça então procurou a coordenação do exame e relatou o ocorrido. Chamada para confirmar a versão da moça a fiscal disse que era tudo mentira e que a moça era maluca.

Ela foi forçada a sair do estabelecimento após a chamada da polícia, mas fez questão de permanecer do lado de fora e pegar nome de todos os que estavam na sala e que eram testemunhas de que o que a moça dizia era a verdade.

Segunda-feira (4) ela registrou boletim de ocorrência na Polícia Federal e foi orientada a procurar a Defensoria Pùblica.

O vídeo gravado por ela repercutiu nas redes sociais e outros participantes também mostraram descontentamento com o despreparo dos fiscais desse ano.

 

Veja o depoimento de Cecília Gorl, em vídeo

https://twitter.com/adrian_schmidth/status/1191355393068408832

Escrito por Telma Myrbach

Colunista de notícias e fatos sobre famosos, entretenimento e o que se relaciona à mulher e seus direitos e deveres, bem como maternidade