Xarope caseiro para tosse: médico ensina a fazer elixir eficaz a baixo custo

Este elixir contra tosse é fácil de ser preparado.

Você sabe porque tossimos? A tosse é um mecanismo de defesa das vias aéreas, o ato de tossir é um sintoma e não a enfermidade. Segundo as informações do pediatra Flávio Melo, a tosse pode aparecer como uma reação a agentes externos que irritam as vias aéreas, como por exemplo, fumaça do cigarro, poluição, frio, entre outros.

Já o quadro de tosse aguda é desencadeada por causa das infecções respiratórias virais, como por exemplo o resfriado que é mais comum, ou a síndrome gripal que é um quadro mais grave que pode ser acompanhada de febre alta, dificuldades para respirar, abatimento e nos casos mais graves até evoluir para a pneumonia.

Vale ressaltar que quando a tosse tem uma duração maior que duas semanas é sinal de maiores complicações dos quadros respiratórios agudos, quadros alérgicos e em casos mais raros, tuberculose.

 Xarope caseiro para tosse: médico ensina a fazer elixir eficaz a baixo custo

O pediatra usou seu perfil no Instagram para esclarecer um pouco mais sobre o que pode causar a tosse. Ele aproveitou para ensinar uma receita de xarope caseiro, fácil de ser preparado, com ingredientes naturais, bastante eficaz para combater a tosse.

Aprenda a preparar o xarope e veja como ele deve ser ministrado.

 Ingredientes:

  •  50 g de beterraba
  • 20 g de cebola
  • 50 g de cenoura
  • 200 g de açúcar mascavo ou branco

Caso queira o açúcar pode ser mel de abelha, neste caso deve ser utilizado a mesma quantidade mencionada acima. Alerta: se o xarope for para crianças menores de 1 ano, pois o consumo de mel não é indicado para a faixa etária.

Veja como preparar o xarope:

As cebola, beterraba, as cenouras em rodelas. Em um prato coloque uma cada de açúcar forrando toda a superfície, em seguida faça uma camada com as rodelas. Repita este processo intercalando o açúcar e os legumes. Deixe em ar ambiente, protegido com uma peneira. Na manhã seguinte, coe o liquido e guarde em um recipiente adequado. O xarope pode ser conservado na geladeira por 30 dias.

Veja como tomar o xarope, segundo o médico:

  • Crianças entre 6 meses e 1 ano – ½ colher de chá do xarope, 3 vezes ao dia.
  • Crianças entre 1 e 6 anos – 1 colher de chá do xarope, 3 vezes ao dia.
  • Crianças entre 6 e 12 anos – 2 colheres de chá do xarope, 3 vezes ao dia.
  • Acima de 12 anos – 1 colher de sopa do xarope, 3 vezes ao dia.

 

É preciso deixar claro que a consulta médica é de suma importância.

 

Via: vix.com

Escrito por Fabí Batista Stos

Trabalho há 11 anos como colunista de notícias, especializada em TV e Famosos, curiosidades, relacionamento, culinária, entretenimento, lazer, saúde e universo feminino.